quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 3 de setembro de 2009

No dia 1° de Setembro de 1939, há 70 anos, começou a Segunda Guerra Mundial com a ocupação da Polônia pelas tropas nazistas e pela União Soviética. Mas a rápida vitória do exército alemão só foi possível graças aos armamentos tchecos entregues a Hitler, junto com todo território tcheco, pelos falsos aliados da época, a França e a Inglaterra. Os traidores pagaram caro pelo pacto de Munique que legalizou a anexação da República Tcheca ao Terceiro Reich. A França foi ocupada logo em seguida e a Inglaterra teve terríveis perdas materiais e, principalmente, de vidas humanas.


A visita do Papa a República Tcheca, que deve ocorrer no fim de Setembro, mobiliza desde já os fiéis e as autoridades governamentais e eclesiásticas. Uma das homenagens ao Papa vai ser em forma de um valioso presente. Ele vai ganhar uma cruz em ouro com símbolos que lembram a conversão do povo tcheco ao cristianismo no ano 863 pelos monges bizantinos Cyril e Metodej. Acompanha a cruz, uma corrente decorada com o retrato de São Venceslau, padroeiro do povo tcheco, emblemas da nação e granadas tchecas. O presente é dos bispos tchecos. Para os fiéis abastados serão vendidas medalhas comemorativas, também em ouro.

Primeiro de Setembro foi um dia triste para muitas crianças tchecas. Após dois meses de férias preenchidos por brincadeiras, acampamentos, viagens, e o doce ócio, começou o novo ano letivo para alunos do 1° e 2° graus. Quase cem mil crianças entraram pela primeira vez na sala de aula, onde vão ficar no mínimo 9 anos. A abertura solene do início das aulas foi prestigiada pelo presidente da República, Vaclav Klaus, e pela ministra de educação Miroslava Kopicova. O total de alunos matriculados este ano é de um milhão e trezentos mil.