quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 9 de fevereiro 2013



  O recém eleito presidente da República Tcheca, Milos Zeman, será empossado em março, mas já começou a organizar encontros com chefes dos principais partidos e representantes das organizações cíveis. Até o momento, o encontro mais demorado foi com o chefe do partido CSSD que atualmente está na oposição. O futuro presidente, que já presidiu esse partido, não esconde as simpatias pelos partidos de esquerda, inclusive pelo CSSD, e certa aversão pelo governo atual, cuja orientação pende para a direção contrária.


A tradição da fabricação de automóveis na República Tcheca tem cerca de cem anos. Várias marcas conquistaram reconhecimento internacional. Além de automóveis, há outro meio de transporte construído lá, que também vem atraindo admiradores: são as diligências e os coches históricos. Uma oficina localizada na cidade de Havlickuv Brod concluiu recentemente a reconstrução da diligência Mylord que cem anos atrás prestava serviços aos correios da época. Essa oficina, dirigida por Ivo Exner e seu filho, já renovou incontáveis coches destinados a museus, uso pessoal dos saudosistas e até para corridas exclusivas desse antigo meio de transporte. O sucesso dos veículos construídos na oficina dos Exner já atravessou a fronteira do país e conquistou clientes nos Estados Unidos e na Rússia. Para possíveis interessados, é preciso entrar na fila, pois a demanda é maior do que a oferta. 


     Na República Tcheca, políticos desonestos são julgados, condenados e presos. O deputado, ex-governador e ex-ministro David Rath foi acusado de receber vários polpudos subornos e aguarda na prisão o resultado do julgamento. Lá as leis são iguais para todos, independentemente da posição financeira, social ou política do criminoso.