sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 28 de agosto de 2009

Em tempos de crise a ordem é economizar. E para convencer a população sobre essa necessidade, o senado tcheco dá o exemplo ao diminuir o próprio orçamento cortando despesas supérfluas, reduzindo o número de funcionários e os respectivos salários. Essa tendência deve continuar nos dois próximos anos. Eis aí um ótimo exemplo para outros países que esbanjam o dinheiro dos contribuintes.

Um dos grandes sucessos dos cientistas tchecos na área da medicina foi a descoberta de uma pomada que ajuda na cicatrização das feridas crônicas, como aquelas causadas nas pernas pela diabete. Recentemente a pomada chamada Hemagel foi reconhecida e elogiada pela Associação dos Médicos Americanos e foi patenteada nos Estados Unidos. Na República Tcheca já foram vendidos mais de duzentos mil frascos com esse medicamento e a procura nos Estados Unidos após a aprovação pela APMA – Associação Americana de Podiatria – já ultrapassa a capacidade de produção.


O Festival de música erudita “Primavera de Praga” é um dos mais importantes do gênero na Europa. Porém, na República Tcheca a boa música ocorre o ano inteiro. Além de concertos regulares nas salas, teatros, igrejas e castelos, inúmeros festivais são programados durante todo o ano, e isso não ocorre somente nas cidades grandes, as cidades pequenas também programam seus festivais. Um dos grandes festivais que há 14 anos se realiza em Praga tem o nome poético “As Cordas de Outono”. A sua dramaturgia é mais aberta, inclui não somente obras eruditas, mas também concertos de jazz, worldmusic e apresentação teatral. As entradas para esse festival foram colocadas à venda já em maio e a maior parte dos lugares já está vendida. O concerto de abertura ocorrerá no dia 22 de setembro com um recital da violinista, cantora e compositora Iva Bittova (imagem).

Que a cerveja é a bebida alcoólica mais apreciada no mundo, não há dúvida. O consumo moderado traz inúmeros efeitos positivos tanto na saúde como no bem estar. Recente pesquisa descobriu que a cerveja fortalece os ossos das mulheres, que frequentemente sofrem com a osteoporose. Num grupo de 1700 mulheres com idade média de 48 anos, as apreciadoras moderadas da cerveja tinham os ossos mais resistentes, comparado com as abstêmias. O mais interessante é que essa pesquisa foi realizada na Espanha, país onde a preferência nacional é pelo vinho e não pela cerveja – caso do povo tcheco, campeão mundial de consumo de cerveja.