segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Notícias tchecas

    “Uma barata de 100 anos” é o título que o Correio Braziliense escolheu para a reportagem que lembra os 100 anos da publicação do livro Metamorfose, do escritor tcheco Franz Kafka. O livro conta a história de um caixeiro-viajante que se transformou em barata. O bicho em que a personagem se transfigurou é uma imagem do próprio Kafka, que sofreu humilhações por ter problemas intensos com a família e porque se tornou alguém cuja personalidade até ele condenava. Franz Kafka nasceu em 1883, em Praga. 

   Filho de um comerciante judeu, cresceu sob a influência de três culturas: a judaica, a tcheca e a alemã. Apesar de tcheco de nascimento, os livros dele eram escritos em alemão, a língua oficial no território tcheco que, na época, pertencia à monarquia austro-húngara. Outros livros famosos de Kafka são: O Processo / O Castelo / A Sentença / O Artista da fome.
     Junto com o espumante, o vinho é uma das bebidas bastante consumidas para comemorar o fim do ano.  Além dos famosos, como os franceses, italianos, espanhóis e portugueses, os vinhos tchecos vem se destacando cada vez mais. Esta semana foi divulgado o vencedor do campeonato nacional de vinhos tchecos, realizado na cidade de Valtice. A produção tradicional das vinícolas tchecas se concentra nos vinhos brancos, que até agora foram os campeões. Mas este ano, o vencedor foi o vinho tinto, uva Merlot 2012, da firma Chateau Valtice, que se caracteriza pela cor vermelha  granada, aroma de baunilha, frutas escuras, madeira e leves sinais de café.
 Participaram da competição 1423 amostras de vinhos originadas de 215 vinícolas. Considerando que os terrenos próprios para o cultivo da uva na República Tcheca são bastante limitados, a opção é para vinícolas pequenas que preferem qualidade em vez de quantidade. O resultado pode ser comprovado com os  muitos prêmios que os vinhos tchecos estão conquistando em competições internacionais. Para degustar, é só visitar a República Tcheca e abraçar os prazeres de Baco.Não podendo viajar, vamos comemorar este fim de ano brindando com vinho nacional.


  A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca deseja a todos os patrícios e simpatizantes do povo tcheco um próspero 2016