quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Notícias da República Tcheca 05/11/2011

O Dia Nacional da República Tcheca será comemorado em Brasília com um concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional sob a regência do maestro CLAUDIO COHEN e a participação do TRIO SMETANA, um dos conjuntos cameristicos de maior destaque nos palcos internacionais. No programa Dança Eslava Nº. 1 – opus 46 de Antonin Dvorak e concerto Tríplice de Ludwig Van Beethoven. Na segunda parte o Trio Smetana interpretará, sem acompanhamento da Orquestra, o Trio de piano em La menor , op. 50 de P.I. TCHAIKOVSKY e o Trio de Piano Trio Op. 90, DUMKY de ANTONIN DVORAK. Os três virtuosos que formam o trio, JANA NOVAKOVA no violino, JAN PALENICEK no violoncelo e JITKA CECHOVA no piano, são detentores de vários prêmios internacionais. Além da participação no conjunto eles têm uma carreira individual como recitalistas e pedagogos extremamente movimentados. O concerto se encerra com a Sinfonia nº. 9, Novo Mundo, de Dvorak, coroando as comemorações da independência do pais conquistada em 1918, com uma obra tipicamente tcheca. A apresentação serie na 3ª feira, de 8 de novembro, às 20hs no Teatro Nacional. A entrada é franca.

Em recente torneio ocorrido em Istambul, na Turquia, a tenista tcheca PETRA KVITOVA ganhou mais um campeonato. Com essa conquista ela passou para o 2º lugar no ranking das melhores tenistas do mundo. Na avaliação das duplas, a tcheca PESCHKEOVA também passou para o 2º lugar junto com a parceira SREBOTNIKOVA da Slovénia. Entre os homens o tenista tcheco BERDYCH ficou classificado em 7º lugar na avaliação mundial da ATP.

Mais um ponto em comum entre os brasileiros e os tchecos. É a insatisfação contra a corrupção que castiga os dois povos. Em Brasília já ocorreram duas manifestações apartidárias contra essa imoralidade que domina todos os escalões da administração pública. Na República Tcheca A Associação dos Sindicatos Tchecos Independentes está organizando uma marcha para o dia 25 de novembro em Praga. A diferença entre os dois países é que lá o corrupto pego é punido. E aqui, a impunidade anda solta.

Comparando com potências viníferras como França, Espanha, Itália e Portugal a produção de vinhos na República Tcheca é pequena em volume mas ótima em qualidade. Em competições internacionais, enólogos tchecos ganharam muitas medalhas. Mas ultimamente os tchecos estão conquistando outro lugar de destaque no mercado internacional de vinhos. Desta vez com a madeira. O vinho, quando produzido, amadurece em barris de madeira, geralmente construídos do carvalho francês ou americano. A ultima moda é usar carvalho tcheco que é mais caro mas tem algumas qualidades que as outras madeiras não tem.