quinta-feira, 30 de julho de 2009

Que o cigarro faz mal à saúde, todo mundo sabe, mas largar o vício, não é fácil. A luta contra a nicotina é mundial e vários países já adotaram legislação que proíbe fumar em lugares públicos. O Brasil é um exemplo no que se refere à legislação antitabagista cujo cumprimento é bastante respeitado. Também na República Tcheca novas leis limitam os direitos dos fumantes. Porém a resistência dos viciados é grande e muitos deles, mesmo nos escritórios e restaurantes, continuam a estragar sua saúde e dos vizinhos. A nova lei antitabagista a ser assinada pelo presidente Vaclav Klaus limitará ainda mais os locais acessíveis aos fumantes.

Em Agosto o show mais esperado na República Tcheca é o da Madona. Ela vai se apresentar num palco montado ao ar livre, nos arredores de Praga. Enquanto os 45 mil expectadores previstos estão esperançosos de um grande evento,os habitantes de Praga, que não curtem esse tipo de música, reclamam de um possível congestionamento e do excesso de barulho. E os organizadores estão torcendo para que a chuva não prejudique o investimento.


Durante a Segunda Guerra Mundial o povo tcheco sofreu com a opressão nazista, situação que resultou em muitas vítimas. Os nazistas perderam a guerra e os líderes responsáveis foram julgados e condenados. Mas nos últimos anos vem resurgindo um movimento neonazista, fazendo apologia ao antigo sistema e a seus idealizadores. Até na República Tcheca tem sido realizados encontros e reuniões desses neonazistas tchecos que tem entre eles o cantor popular Michal Moravec (imagem), líder do grupo Imperium que promove apologia ao racismo e ao neofachismo. Proibidos pela Constituição Tcheca, a justiça avaliou essa atividade como criminal e o cantor foi condenado à 3 anos de prisão.

Parques de diversões tipo Disney estão proliferando pelo mundo inteiro. Recentemente em Praga no bairro de Zizkov foi aberta uma pequena Disneylândia Tcheca. A diferença é que em vez do Mickey e Pato Donald, as personagens presentes são as figuras dos contos infantis tipicamente tchecos, como feiticeiros, bruxas, reis, princesas, dragões e seres que vivem nas florestas e nos lagos. Lá, as crianças encontram ao vivo os personagens das histórias contadas pelos pais e os adultos relembram a sua infância.