sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 11 de Dezembro de 2009


O presidente da República Tcheca recebeu em Praga no fim de novembro o presidente da Turquia, Karolos Papulias (imagem). Um dos tópicos das conversas entre os estadistas foi a pretensão da Turquia de ingressar na União Européia, pretensão essa apoiada pelo governo tcheco.

O problema com o consumo e a distribuição de drogas é mundial, mas o conceito e a legislação sobre o tema varia de um país para o outro. Atualmente, o governo tcheco vem discutindo uma lei que permite o cultivo de maconha em casa, mas somente cinco pés. Discute também a possibilidade de plantar, em quantidade mínima, certos tipos de cogumelos e cactus que possuem efeitos parecidos com os da maconha. Passando do limite permitido, a pena estipulada é de prisão de seis ou mais meses.

Uma das principais orquestras sinfônicas na República Tcheca, a Filarmônica de BRNO, concluiu em novembro uma turnê artística pelo Japão. Apresentou em quatorze cidades dezoito concertos com obras dos clássicos tchecos Smetana e Dvorak e de outros autores internacionais. Vinte e um mil espectadores compareceram às apresentações e aplaudiram com entusiasmo, os artistas tchecos motivando novo convite para novas turnês.

Uma das tradições pré-natalinas mais ativas na República Tcheca é a comemoração de São Nicolau. No passado, um bispo chamado Nicolau, que posteriormente foi elevado à condição de santo, tinha o costume de, na noite de 05 para 06 de Dezembro, distribuir pequenos presentes às crianças pobres. Nessa noite, ele andava pela cidade de Lykia e deixava presentes nas janelas das casas onde moravam crianças. Com tempo, esse ritual mudou e nos últimos cem anos, se transformou numa apresentação quase teatral. São três personagens vestidos conforme o papel que representam – o anjo, o diabo, e São Nicolau vestido de bispo católico. Na noite de 05 de Dezembro, o trio visita as casas e pergunta aos pais, se as crianças foram obedientes durante o ano. As crianças que foram boazinhas ganham bombons e as crianças que foram desobedientes ganham um saco com carvão ou batata podre. A tradição é tão viva que existem até concursos para eleger o melhor e mais convincente trio composto por São Nicolau, pelo anjo e pelo diabo.