quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notícias da República Tcheca 27/08/2011

O dia 21 de Agosto traz uma triste lembrança para o povo tcheco. É que em 1968, 43 anos atrás, as tropas da União Soviética e do pacto de Varsóvia, compostas por tanques e centenas de milhares de soldados, invadiram a antiga Tchecoslováquia. Os invasores ocuparam a República, prenderam os governantes e instalaram um novo governo, submisso ao comando de Breznev, matando o sonho do socialismo humanitário imaginando pelo então líder tcheco, Alexander Dubcek, que, cheio entusiasmo, patriotismo e esperanças, estava no poder havia apenas sete meses. A concepção socialista do dirigente soviético Leonid Breznev era bem diferente e muito menos democrática. De socialismo só ostentava o nome, pois, na prática, era uma cruel ditadura. A experiência tcheca foi esmagada por ser considerada perigosa, segundo a opinião dominadora dos soviéticos. Demorou 22 anos para que o país reconquistasse a soberania e com isso a independência política, que só aconteceu depois da queda do muro de Berlim.

O verão deste ano na República Tcheca tem apresentado temperaturas bem amenas. A exceção aconteceu nesta semana quando os termômetros subiram acima de 40 graus, o que para região é calor insuportável.

E por falar em verão, um dos divertimentos mais comuns durante a estação é procurar cogumelos na floresta e preparar com eles deliciosos pratos. Quando as temperaturas quentes combinam com chuvas freqüentes, os cogumelos crescem em abundância. Existem muitas espécies e tipos de sabor diferente. Mas nem todos os cogumelos são comestíveis, alguns são tão venenosos que em poucas horas matam o consumidor. Infelizmente todo verão morrem pessoas vitimadas por engano na avaliação do tipo de cogumelo. Freqüentemente a imprensa tcheca notifica a morte de famílias inteiras fato que causa comoção entre os patrícios.