quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Notícias da República Tcheca – Sábado: 13/02/2010

O sistema da direção e administração da União Européia é bastante complicado. Um dos órgãos da direção é a Comissão Européia formada por 27 comissários, um para cada país membro. Cada comissário cuida de um determinado assunto. Para representar a República Tcheca foi eleito o comissário Stefan Fule, em substituição a Vladimir Spidla. Stefan será responsável pela ampliação da União Erupéia com a adesão de novos associados. A comissão é presidida pelo político português José Barroso.





A poluição atmosférica é uma das muitas pragas da vida moderna. O crescimento do parque industrial e a falta de controle dos emissores de fumaça são grandes vilões. Na República Tcheca a região que concentra a indústria pesada, incluindo as usinas siderúrgicas, fica no norte da Morávia. Lá a quantidade de cinzas no ar está muito acima do limite permitido pela legislação internacional. Quem está sofrendo com isso é a população local que tem problemas respiratórios e outras doenças devidas à má qualidade do ar.

Serviços bancários estão se modernizando constantemente possibilitando muitas facilidades. Entre elas, destaque para os pagamentos via internet e através dos cartões de créditos, adotados até por camelôs. Mas a última adoção proposta pela polícia de trânsito na República Tcheca é demais. Ela está propondo que o pagamento das multas de trânsito seja feito imediatamente no local e na hora da infração. E quem, por acaso, não tem a quantia necessária no bolso, pode pagar com cartão de crédito.

Muitos são os músicos tchecos que integraram a elite mundial. Entre eles lembramos e homenageamos a famosa soprano Ema Destinova, pela passagem dos 80 anos de sua morte. Ema, até hoje, é considerada uma das mais expressivas artistas da primeira metade do século XX. Ela cantou nas principais cenas operísticas, inclusive na Metropolitan Opera (MET) onde, junto com Enrico Caruso, formou a dupla de maior sucesso. Sob a regência de Toscanini e Gustav Mahler Ema interpretou os principais papéis da literatura operística. Mesmo morando fora, nos períodos de folga ou de férias voltava sempre a sua pátria, onde faleceu precocemente em 28 de Janeiro de 1930.