quarta-feira, 24 de junho de 2009

Notícias da República Tcheca - Editado dia 20 de junho


Na segunda semana de Junho realizou-se na República Tcheca, na cidade de Pelhrimov, um Festival internacional de curiosidades e recordes. Entre os 400 participantes, o vencedor foi um faquir que ficou deitado 240 horas ininterruptas (10 dias!) sobre cacos de vidro. Uma das atrações do Festival foi um jogo de futebol disputado por dois times formados por 6 galos de cada lado. A pequena bola foi coberta por grãos colados de trigo, para atrair os jogadores. O fundo musical ficou a cargo de uma banda de percussão junto com 900 tocadores de garrafas pet vazias. Cada atração mais curiosa do que a outra.
Impostos são um meio de o governo arrecadar recursos para garantir o funcionamento do estado. O valor desses impostos varia de um país para outro, mas na maioria dos casos é bem alto e consome uma boa parte dos ganhos provenientes de duro trabalho. Um levantamento constatou que o trabalhador tcheco trabalha 163 dias por ano exclusivamente para pagar impostos. Somente a partir do dia 13 de Junho é que o salário passa a ser inteiramente do trabalhador. Que saudade da idade média quando os impostos correspondiam a 10% para o governante e 10% para a igreja.

Muitas pessoas imaginam que a vida de artista é fácil, que ele trabalha pouco e em alguns casos, ganha muito. O exemplo do grupo tcheco de música popular Kamelot prova que isso não é bem assim. Numa recente tournê de 105 dias, o conjunto se apresentou ao vivo 110 vezes! Isso é que é dar duro!

Os tchecos apreciadores de óperas e de música erudita não podem reclamar da falta de oportunidades para assistir a ótimos concertos e espetáculos líricos. Mesmo cidades relativamente pequenas promovem uma intensa programação. Há 60 anos, na cidade de Litomysl, é apresentado um festival anual de óperas em homenagem ao grande compositor tcheco Bedrich Smetana que lá nasceu no ano de 1824. Neste ano o festival que começou há poucos dias vai durar 26 dias e apresentará 30 programas sinfônicos, de música de câmara, principalmente de óperas. A abertura do Festival coube ao presidente tcheco Vaclav Klaus. Na República Tcheca a música erudita tem prestígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário