sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 13 de novembro de 2009

Em comemoração à Data Nacional da República Tcheca, o Embaixador Ivan Jancarek e Senhora convidaram o corpo diplomático, patrícios tchecos e o público apreciador de boa música clássica para o concerto do Trio Smetana (imagem) que se realizou no dia 10 de novembro no Auditório da Casa Thomas Jefferson. E realmente não poderia haver comemoração mais digna e típica, pois a música erudita tem raízes seculares nesse pequeno país do centro da Europa. Os três integrantes do mundialmente prestigiado trio, Jitka Cechova no piano, Jana Vonaskova Novakova no violino e Jan Palenicek ao violoncelo, interpretaram magnificamente o primeiro trio em dó menor de Villa-Lobos e o Trio em sol menor Op. 15 de Bedrich Smetana, provando ao vivo a boa fama da arte interpretativa que classifica os músicos tchecos entre as potências mundiais das artes sonoras. Parabéns à embaixada tcheca pela iniciativa.

A medicina tcheca sempre teve alto nível. Seus médicos têm ótimo conceito no âmbito internacional. Prova disso é o crescente número de estrangeiros que procuram especialistas e hospitais tchecos para tratar seus problemas de saúde. Ultimamente, uma especialidade muito procurada é a de cirurgias plásticas. Recente pesquisa informou que ¼ dos pacientes que procuram esse procedimento na República Tcheca, é de estrangeiros, principalmente alemães e ingleses. Na verdade, alemãs e as inglesas, porque os homens só representam dez por cento dos clientes. As principais correções aplicadas nas mulheres são o aumento de seios e melhorias no rosto.


Famoso maestro e virtuoso violinista russo Vladimir Spivakov (imagem) apresentou-se recentemente em Praga com a orquestra Virtuoses de Moscão. O tempo livre, ele aproveitou para passear pelas ruas da capital tcheca, inclusive para saborear o delicioso salsichão tcheco com mostarda vendido nos quiosques da Praça São Venceslau. Para surpresa do artista, a vendedora ambulante o reconheceu e pediu autógrafo. Realmente, na República Tcheca a música erudita tem seus apreciadores até nos quiosques das praças públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário