quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Notícias da Republica Tcheca 26/02/2011


Essa semana, o presidente da Polônia, BRONISLAW KOMOROWSKI visitou a República Tcheca. Encontrou-se com o presidente tcheco, VACLAV KLAUS, com primeiro ministro, PETR ENECAS, e com os representantes do Congresso Tcheco. Visitou também a cidade de LITVINOV, onde a Polônia é proprietária de uma refinaria de petróleo. O presidente polonês substituiu LECH KACZYNSKY falecido no ano passado numa tragédia aérea na cidade de SMOLENSK na Rússia. O presidente tcheco, que era amigo pessoal do colega polonês falecido, lamentou a perda de um grande estadista. Numa declaração comum os dois presidentes confirmaram a afinidade de intenções entre os dois países e interligação de interesses econômicos na União Européia.

Com a ameaça cada vez maior de aquecimento global, os países procuram alternativas menos poluentes. Ao lado das hidroelétricas, uma das soluções são os geradores de energia alimentados pelos raios solares. No ano passado, foram instaladas várias novas usinas de energia solar na República Tcheca, colocando o país em 3° lugar na Europa em geração desse tipo de energia. Ficou atrás apenas da Alemanha e da Itália. O problema é que por enquanto, o custo da energia produzida por usinas solares é maior do que o dos procedimentos tradicionais. Além disso, há o fato de que os aquecedores solares ocupam as grandes áreas antes destinadas ao plantio.

Altura de uma montanha é definida em relação ao nível do mar. O problema é que esse nível varia de um mar para outro e assim, a mesma montanha pode ter altura diferente conforme o mar escolhido como referência. Essa confusão deve acabar com uma proposta de geógrafos tchecos. Eles sugerem uma média dos níveis dos diversos mares para o padrão zero. A sugestão será discutida no Congresso Mundial de geógrafos programado para junho desse ano na Austrália. Se a proposta for aprovada, a maioria das montanhas e outros pontos de medidos por essa referência vão ganhar ou perder alguns membros de altura. Bom para a indústria de mapas e ruim para os alunos que terão que decorar os dados alterados.

Um comentário:

  1. Vão ganhar ou perder alguns "MEMBROS" de altura??
    Não seria metros de altura??

    ResponderExcluir