quinta-feira, 31 de outubro de 2013

NOTÍCIAS TCHECAS – PARA 02 de novembro de 2013

   comemoração oficial de 95 anos de fundação da Tchecoslávaquia, hoje dividida em dois países, a Eslováquia e a República Tcheca,  começou no dia 28 de outubro em Praga, quando o presidente da República, Milos Zeman, colocou uma coroa de flores junto à estátua de Jan Ziska, líder das tropas tchecas protestantes, no século 15. Em seguida Zeman participou do desfile de tropas e de bandeiras históricas. Mais tarde, já no castelo, o presidente recebeu representantes do corpo diplomático credenciado em Praga. À tarde foi prestada uma homenagem, também com coroa de flores, a T. G. Masaryk, que se tornou o primeiro presidente do país, em 1918. Nesse ato, o presidente Zeman se fez representar por um funcionário do escritório da presidência. À noite, numa recepção também no castelo, várias personalidades foram agraciadas com altas condecorações.
Em Brasília, o Dia Nacional foi comemorado em grande estilo com uma recepção na sede da representação diplomática. Após o discurso objetivo e bem claro – em português quase perfeito- do recém chegado embaixador Jiri Havlik e a execução dos hinos brasileiro, tcheco e da União Europeia pela banda da PMDF, os convidados confraternizaram ao som da típica banda tcheca organizada pelo mestre de banda tcheco Stanislav Schulz, primeiro trompista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.  Entre os presentes estavam representantes do governo brasileiro, diplomatas e a numerosa colônia tcheca, que compareceu em peso. O destaque da noite foi a embaixatriz Hana Havlíková que, com simpatia, cativou a todos os presentes.
     A apresentação da cantora tcheca Iva Bittova, realizada no dia 25 de outubro, foi um grande sucesso. O público, que superlotou o Auditório da Casa Thomas Jefferson, aplaudiu em pé o desempenho vocal virtuosístico da ímpar artista, que domina e usa recursos inimagináveis da voz. Isso, alinhado ao grande talento, capacidade de improviso e o uso do violino na função de instrumento acompanhador, resultou numa admiração incondicional dos presentes. A cantora mostrou sua polivalência estilística, quando se juntou ao trio jazzístico formado por músicos locais, levando o público quase ao delírio. Foi mais uma amostra da arte tcheca que está conquistando o mundo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário