sexta-feira, 6 de junho de 2014

Notícias tchecas para 07 de junho de 2014

     Numa assembléia geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizada em maio, a Sociedade Tcheca de Cardiologia recebeu o principal prêmio em reconhecimento no tratamento de infarto de coração. O procedimento desenvolvido por médicos tchecos no caso de ataque fulminante consegue salvar a maioria de pacientes que chegam ao pronto socorro cardiovascular em até 12 horas após o ataque.
     Todo país protege seus monumentos arquitetônicos e culturais atribuindo-lhes status de patrimônio cultural da nação. Objetos assim qualificados não podem ser destruídos, e sua manutenção é, geralmente, subsidiada pelo estado. Na República Tcheca existem 272 imóveis e objetos móveis enquadrados nessa categoria. Recentemente foram acrescentados mais 25 itens a esse rol. Destacam-se um castelo barroco de 1710 localizado perto da cidade de Klatovy, uma usina de ferro de 1750, uma casa de vinhos e um campanário da mesma época, um museu dos mineradores na cidade Pribram e outros.

     Na República Tcheca, são fabricadas várias marcas de cerveja, algumas de reputação mundial como é o caso da marca Pilsen Urquel. Outra marca famosa é a Budweiser, fabricada originalmente na cidade tcheca de Ceské Budejovice – em alemão Budweis. Como essa cerveja teve grande aceitação, inclusive no exterior, surgiram cópias não autorizadas em vários países do mundo, inclusive nos Estados Unidos, o que motivou longas batalhas judiciais pelo direito da marca. Recentemente o nome Budweiser foi garantido em Portugal exclusivamente para produtos tchecos. É importante ressaltar que os usurpadores da marca só se preocupam com o nome e não com a qualidade que caracteriza a fábrica tcheca.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário