quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


A sociedade Cultural Brasil - República Tcheca, na pessoa do seu presidente o professor Bohumil Med, deseja um prospero Ano Novo 2013
para todos os compatriotas tchecos residente no Brasil e para todos os amigos do povo tcheco.
Bohumil Med 

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012


Neste mês, cristãos do mundo inteiro comemoram, o nascimento de Jesus Cristo. Na maioria das religiões, o ritual de comemoração é bastante parecido. A parte profana, porém, varia bastante conforme as tradições de cada povo.



Na Republica Tcheca, o Natal começa a ser comemorado na noite do dia 24 de dezembro, com uma ceia no horário habitual do jantar. O cardápio típico é peixe, geralmente carpa, servido numa sopa como entrada e à milanesa com maionese, como prato principal. A escolha desse Cardápio se justifica pelo fato de que o peixe foi o primeiro símbolo dos cristãos primitivos. Como sobremesa, uma variedade de biscoitos especialmente preparados para a ocasião. Tudo começa a ser organizado com bastante antecedência. Os biscoitos, de vários tipos e formatos são feitos pela dona de casa várias semanas antes. O peixe é comprado vivo nas feiras montadas nas praças publicas e conservado até o dia 24 de Dezembro, nas banheiras transformadas em tanques de água, para a alegria das crianças, que cutucam, alimentam e brincam com eles.


Nas casas, a árvore de natal, um pinheiro natural também adquirido com antecedência nas feiras, só é ornamentada na véspera, quando também são colocados os presentes. O clima  frio nesta época, com temperaturas que geralmente atingem graus negativos, e as freqüentes camadas de neve que cobrem as ruas e os campos, criam um clima propício para comemorações íntimas, reunindo somente membros da família.
Após a ceia é chegada a hora de abrir os presentes, tudo antes das doze badaladas, porque à meia noite os católicos assistem à missa do galo na igreja gelada da sua cidade.

No dia 25 de Dezembro, pela manhã, todas as igrejas oferecem missas e cultos comemorativos ao nascimento de Jesus Cristo. O almoço do dia de Natal já não tem as limitações da ceia servida na véspera. O cardápio é livre. As donas de casa normalmente preparam ganso, pato ou pernil, acompanhado de ´´knedlík´´, um tipo de nhoque tcheco. E como sobremesas, além dos biscoitos natalinos, uma torta de chocolate ou de nozes e muito chantilly é de praxe.

O feriado continua no dia 26 de Dezembro, talvez para se recuperar da comilança dos dias anteriores.

A Sociedade Cultural Brasil – República Tcheca, que produz essas notícias, deseja a todos os ouvintes de Brasília Super Rádio FM, Um Feliz Natal!




quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS DA REPÚBLICA TCHECA para 15/12/2012

Morreu em setembro, aos 95 anos, o ator Herbert Lom. Nascido na República tcheca, o ator imigrou para a Grã-Bretanha antes da 2ª guerra mundial, e lá fixou residência e construiu uma sólida carreira cinematográfica que inclui mais de 100 filmes. Entre muitos clássicos, Lom interpretou personagens como Napoleão Bonaparte em "Guerra e Paz" de 1956, ao lado de Henry Fonda e Audrey Hepburn, e o rei de Sião na primeira produção londrina do musical "O Rei e Eu", em 1953. Seu nome, porém, consagrou-se mundialmente ao interpretar, ao lado do desafortunado inspetor Clouseau, o lunático inspetor-chefe Charles Dreyfus nas comédias da série "Pantera Cor-de-Rosa". Segundo a crítica, o sucesso do personagem deveu-se muito às improvisações próprias desse famoso ator tcheco.  


O recente falecimento do
 arquiteto brasileiro Oscar 
Niemeyer foi comentado no 
mundo inteiro. Também na República Tcheca, vários artigos
 e reportagens na imprensa e na televisão foram dedicados a esse gênio da arquitetura moderna. As manchetes afirmam que, com 
suas construções, o arquiteto se
 inspirava nas curvas das montanhas e das mulheres brasileiras. Para o turista tcheco, motivos não faltam para visitar o Brasil, além de se deleitar com as muitas maravilhas que o pais oferece, ele poderá comparar a beleza dos palácios projetados pelo Niemeyer com a beleza dos relevos naturais e das curvas das mulheres brasileiras. 

E falando sobre turismo, cabe 
aqui um convite para que os turistas brasileiros comemorem 
o último dia do ano na
 República Tcheca. Aqueles 
que já estão cansados de comemorar esse dia em Nova York, Londres, Paris ou Rio de janeiro, a boa dica é aproveitar 
as ofertas dos hotéis e
 restaurantes tchecos que 
preparam ceias tradicionais, internacionais ou exóticas com programação cultural de acordo com o menu. Também pode passar o último dia a bordo de navios que circulam pelo rio Moldávia em Praga. Imperdível é o show da queima de fogos de artifício promovido no centro histórico da capital e que pode ser assistido às margens 
do rio Moldávia, tendo ao fundo a vista da ponte Carlos IV. Realmente é uma imagem inesquecível.  E para quem quiser fugir do barulho, as montanhas convidam para passeios silenciosos nas florestas de pinheiros cobertos de
 neve.