sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 25 de setembro de 2009

O dia 28 de setembro é feriado nacional na República Tcheca, em homenagem a São Venceslau, patrono do povo tcheco.


São Venceslau (imagem) era um príncipe que viveu no século X. Como cristão fervoroso, opunha-se à violência e às guerras, tão comuns naquela época. Ele acreditava que a oração era mais poderosa do que as armas. Já seu irmão mais jovem, o príncipe Boleslav, junto com a mãe, a princesa Drahomira, defendiam uma resposta mais enérgica às agressões militares dos países vizinhos e às revoltas da própria nobreza tcheca. A idéia de “paz e amor” era inviável naquela época. O príncipe Venceslau, que governava o povo tcheco, precisava ser substituído por um governador mais enérgico, e a solução típica daquela época era o assassinato da pessoa inconveniente. Então, há 1073 anos, no dia 28 de setembro de 936, em uma recepção do castelo de Praga, enquanto o príncipe Venceslau se dirigia à capela para rezar, foi assassinado por criminosos contratados pelo próprio irmão, que assim pôde assumir o governo do país. Venceslau foi posteriormente beatificado e santificado tornando-se símbolo da resistência pacífica do povo tcheco aos seus opressores.

No dia 28 de setembro são organizadas procissões, principalmente em Praga – na catedral de São Vit, onde está o túmulo de São Venceslau – e na cidade de Stará Boleslav, onde ele nasceu.

A estátua na principal praça de Praga (imagem), personificando São Venceslau montado num cavalo, tornou-se o lugar de encontros comemorativos – como vitórias esportivas – e de protestos do povo tcheco. Geralmente, manifestações a favor ou contra algum fato, terminam próximas à estátua do santo.
Sem a menor dúvida, São Venceslau é o santo mais popular e importante para os tchecos. Ele representa a alma do povo tcheco e transcende os limites da igreja católica, sendo o verdadeiro símbolo da cidadania tcheca. Sua popularidade reflete também na preferência do nome escolhido para recém nascidos; ao lado de José e de João, Venceslau é dos mais comuns.

2 comentários:

  1. "Então, há 1073 anos, no dia 28 de setembro de 936, em uma recepção do castelo de Praga, enquanto o príncipe Venceslau se dirigia à capela para rezar, foi assassinado por criminosos contratados pelo próprio irmão, que assim pôde assumir o governo do país."

    O local da morte de Venceslau nao foi no Castelo de Praga ou na capela... mais foi em outra cidade.... cidade de Stará Boleslav.

    Stara Boleslav got famous by an important historical event – prince Wenceslas, one of the most important sovereigns in our history, was assassinated by his own brother Boleslav in 929 there. And therefore the basilica was built on the same place where Wenceslas died. Prince was later cannonized and proclaimed a saint patron of Bohemia and a symbol of the Czech statehood.
    http://www.staraboleslav.com/indexAJ.php

    http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid442283,0.htm

    Outros sites no Brasil fala de sua morte sendo conectada com a cidade de Praga e seu castelo.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fabio.
    Agradecemos o seu interesse pela história tcheca. Existe uma divergência sobre o local da morte do Santo. A missa que o Papa celebrou foi na cidade Stará Boleslav o que reforçaria sua titularidade. Mas deixemos estas dúvidas para os hitoriadores. Abraço Bohumil.

    ResponderExcluir