sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Notícias da República Tcheca - Editada dia 2 de outubro de 2009


O último final de semana na República Tcheca foi marcado pela visita Papa Bento XVI (imagem). No aeroporto ele foi recebido pelo presidente e pelo primeiro ministro Jan Fischer além de autoridades governamentais, políticas e eclesiástivas do país. Os discursos iniciais ficaram a cargo do presidente Vaclav Klaus e do Papa, que destacou a importância histórica dos santos tchecos. Para impressionar o público, o Papa iniciou e finalizou o discurso falando em tcheco. A primeira parada do Papa foi em Praga onde ele reverenciou a estátua do Menino Jesus de Praga e o presenteou com uma coroa de ouro.

O Papa também visitou o Castelo de Praga, onde novamente foi recebido pelo presidente tcheco Vaclav Klaus e por autoridades do governo e representantes da comunidade acadêmica e cultural. Na ocasião, a Filarmônica Tcheca executou o Te Deum de Antônia Dvorak. Na catedral de São Vit, o Papa ministrou missa para os sacedortes católicos.

A próxima cidade que recebeu o Papa foi BRNO, capital da Morávia. Numa missa, ministrada domingo a tarde no aeroporto da cidade e presenciada por mais de 120 mil fiéis, inclusive dos outros países, o Papa dedicou seu sermão ao tema de esperança.

Após a missa, o Papa voltou a Praga onde se encontrou com a comunidade acadêmica e discursou sobre a liberdade acadêmica atual que contrasta com a censura e a perseguição praticadas no antigo sistema comunista reinante no território tcheco até o ano 1989. O Papa lembrou ainda a importância da Universidade Carlos Quarto, fundada em 1347.

No terceiro e último dia da visita, o Papa rezou missa na pequena cidade de Stará Boleslav onde, na basílica local, descansam os restos mortais de São Venceslau, patrono do povo tcheco. Cerca de 50 mil pessoas assistiram à missa ministrada ao ar livre cujo tópico foi mensagem à juventude, lembrando que os verdadeiros valores não são materiais mas espirituais. Na segunda-feira, à tarde terminada a maratona de missas, discursos e encontros, o Papa se despediu da República Tcheca e voltou a Roma, deixando a excelente impressão de um pastor moderno e atualizado com os acontecimentos do país que visitou.

A comemoração de São Venceslau em Brasília aconteceu na residência do embaixador da República Tcheca o Excelentíssimo Sr. Ivan Jancarek (imagem) onde os compatriotas residentes temporaria ou definitivamente na cidade foram brindados com um leitão a pururuca, prato típico brasileiro, porém regado a cerveja tcheca Pilsen e vinho tcheco Frankovka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário